A divulgação dos temas-livres aprovados será disponibilizada até 20/07/16 em virtude da prorrogação do prazo para submissão.

Para inscrever seu tema-livre, é necessário estar inscrito no 8º Congresso Internacional de Fisioterapia.

Se já estiver inscrito, acesse o painel do congressista e envie seu tema livre.

EDITAL E REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES – 2016 (8º CIF)

Para apresentar seus trabalhos científicos, observe as condições a seguir:

01. As inscrições de temas livres serão encerradas no dia 31.05.2016 (prorrogado até 20.06.2016). Somente serão aceitos os resumos de trabalhos enviados eletronicamente pelo website do evento. Não serão recebidos e processados temas enviados por outros meios.

02. O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo.

03. Os resumos de trabalhos devem ser originais, contendo: Objetivos; Método; Resultados, e Conclusão. Não podem conter figuras ou gráficos.

03.1 O objetivo deve conter o que foi feito; a questão formulada pelo investigador;
03.2 O método descreve como foi feito o estudo; o método, incluindo o material usado para alcançar o objetivo;
03.3 Resultados: o que foi encontrado; o achado principal e, se necessário, os achados secundários, e
03.4 Conclusão: o que foi concluído; a resposta para a questão formulada.
(conforme Pereira, MG. Artigos Científicos: como redigir, publicar e avaliar. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2012.)

04. O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico.

05. Deverão ser preenchidos todos os campos:
a) Título do trabalho; b) Objetivo (até 500 caracteres); c) Método (até 500 caracteres); d) Resultados (até 500 caracteres); e) Conclusão (até 500 caracteres); f) Instituição, Cidade e Estado; g) Co-autor(es); h) Tipo de apresentação (apresentação oral ou pôster); i) Categoria; j) Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave), e l)Proponente: profissional ou acadêmico. Os toques de espaço equivalem a um caractere.

O apresentador será o inscrito responsável pelo cadastramento do trabalho no site.

06. Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

C01 Diagnóstico Cinesiológico Funcional
C02 Cinesioterapia
C03 Terapias Manipulativas
C04 Fisioterapia Aquática
C05 Recursos Eletrotermofotobiológicos
C06 Saúde Pública
C07 Fisioterapia Musculoesquelética
C08 Fisioterapia Cardiopulmonar
C09 Fisioterapia Neuromuscular
C10 Fisioterapia Intertegumentar
C11 Ciências básicas
C12 Outros

07. Os trabalhos aceitos estarão disponibilizados no site do evento, com os respectivos locais, horários e datas para apresentação.

08. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 10 (dez) minutos).

09. Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04 co-autores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de co-autor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

10.Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos:

a) Relato de caso ou estudo de caso;
b) Série de casos;
c) Estudo transversal (ou seccional);
d) Estudo de caso-controle;
e) Estudo de coorte;
f) Estudo randomizado;
g) Estudo ecológico, e
h) Revisão sistemática e metanálise.

11. Os resumos de trabalhos aprovados serão incluídos nos Anais do Congresso.

12. O proponente deverá escolher a forma de pôster ou apresentação oral.

a) A duração de cada apresentação em forma oral ou pôster será de 10 minutos, sendo 7 (sete) minutos para a apresentação e 3 (três) minutos para comentários/perguntas do(s) avaliador(es);
b) A apresentação oral deverá ser preparada em arquivo PowerPoint (Microsoft), qualquer versão e entregue no Media Desk com 02 (duas) horas de antecedência ou preferencialmente na véspera da apresentação.

13. Os pôsters são de responsabilidade dos proponentes e deverão ter as seguintes dimensões:

1,20m de altura por 0,90m de largura.
a. Os pôsters serão expostos em local e horário previamente indicados. Esta informação contará na carta de aprovação.
b. O autor é responsável pela fixação e retirada do seu pôster.
c. Na área de exposição de pôsteres haverá uma recepcionista para orientar e auxiliar os autores na fixação dos trabalhos.

14. Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail: temaslivres@sbf.org.br.

15. O periódico de publicação dos temas livres aprovados será a Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, até 90 (noventa) dias após o evento.

16. As apresentações serão programadas para os dias 16 e 17/09/2016, nos turnos de manhã e tarde.

Observações:

O autor de tema-livre aprovado que não comparecer para apresentá-lo, não enviar representante e nem justificar sua ausência não poderá ser 1º autor em temas-livres durante 3 anos consecutivos.

O melhor trabalho será premiado, após julgamento por comissão criada especialmente para essa finalidade, sendo comunicado na Solenidade de Encerramento do evento.

O primeiro colocado receberá o certificado correspondente a vencedor de temas livres. Os quatro outros classificados receberão, respectivamente, diplomas de 2º , 3º e 4º colocados.