Dr.Jefferson Cardoso ( PR )

05 de jun, 2016

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Concluiu Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo em 2003 e Mestrado em Educação e Saúde pela Maastricht University, Holanda em 2000. A graduação foi em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em julho de 1991.

Iniciou como docente na UEL em março de 1993 e atualmente é Professor Adjunto D do Departamento de Fisioterapia/CCS. Atua na área de Epidemiologia-Bioestatística, Biomecânica-Eletromiografia Cinesiológica e Cinemática, Educação em Saúde e Fisioterapia Aquática. Participa de 5 projetos de pesquisa e coordena 2 destes (11 já foram concluídos).

Publica em periódicos nacionais e internacionais. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 180 colaboradores em co-autorias de artigos científicos. Orientou 8 dissertações de mestrado, co-orientou 3 dissertações de mestrado, co-orientou um estágio Pós-Doutorado, além de ter orientado vários alunos de Iniciação Científica, TCCs e de especialização. Orienta 03 alunos de mestrado no programa de Ciências da Reabilitação UEL/Unopar, 2 alunos no Programa Associado em Educação Física UEL/UEM e uma aluna no doutorado em Ciências da Saúde CCS-UEL.

É responsável pela disciplina de Bioestatística nos 2 programas de mestrado e Método de Pesquisa/Epidemiologia no programa de Ciências da Reabilitação. É líder do grupo de pesquisa “Avaliação e Intervenção em Fisioterapia”, avaliador do INEP-SINAES, revisor da Colaboração Cochrane, revisor de periódicos nacionais e internacionais, co-editor da Revista Fisioterapia em Movimento (PUC-PR), editor especialista da Revista Fisioterapia e Pesquisa (USP) e ministra cursos de Fisioterapia Aquática no país e exterior.

Foi membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia e Coordenador de Estágio (1998-2000), coordenador e membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Fisioterapia e Vice-Coordenador da Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UEL (2004-2007), fez parte da Câmara de Pesquisa, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (C.E.P.E.) e Conselho Universitário (C.U.) entre 2006 a 2008, Fundo de Apoio à Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE) (2007-2008). Atualmente integra a Câmara de Pesquisa (2010-2011), é membro e coordenador do Comitê da Área da Saúde no PROIC (desde 2006) e membro e coordenador do Comitê Assessor da Área da Saúde da Fundação Araucária (2009-2012).